Aulas do Clube de Xadrez acontecem às segundas e quartas à noite na sede da AML Cultural; associados têm desconto
Estão abertas as inscrições para o Clube de Xadrez da AML. A programação, que acontece às segundas e quartas à noite na AML Cultural, no Centro Histórico de Londrina, começa no próximo dia 31 de março, às 19h, com uma aula inaugural gratuita.
Segundo o coordenador do Clube de Xadrez da AML, Hercílio Ermel Júnior, o clube está aberto à participação de pessoas de todas as idades, iniciantes ou que já conhecem o jogo.
Hercílio, que também é presidente do Instituto Memorial Hercílio Ermel, criado em homenagem ao pai dele, que foi um importante enxadrista brasileiro, coordena, ainda, o Programa Vencer, projeto de xadrez da Secretaria Municipal de Educação, além de ser professor de xadrez e jogador há mais de 50 anos.
“Aprendi a jogar aos 13 anos, quando ainda morava em Marília, interior de São Paulo. Lá eu jogava com amigos e comecei a organizar torneios. Fui campeão mariliense e desde então promovo cursos e campeonatos”, conta Hercílio, que há 23 anos criou o campeonato Memorial Hercílio Ermel, em homenagem ao pai e há dois anos, fundou o Instituto Memorial Hercílio Ermel, com a finalidade de ensinar xadrez e promover eventos educativos, artísticos e culturais em Londrina.
Este ano, o campeonato Memorial Hercílio Ermel será realizado nos dias 6 e 7 de setembro no Sesc da Rua Fernando de Noronha. Será o 13° ano do torneio, que reunirá cerca de 200 jogadores do Brasil todo e do exterior, com a presença de mestres de xadrez convidados.
“O xadrez é importante para mim não só pelo prazer de jogar, mas porque é a única modalidade esportiva considerada esporte e cultura. Ele melhora a percepção cognitiva, ajuda no aprendizado de matemática e cálculo, a formular estratégias e táticas, que são ferramentas que uso na vida também. Xadrez é uma batalha e a vida da gente também, por isso ele ensina a se preparar para as adversidades da vida”, define.
O professor Carlos Martins é mestre pela Federação Internacional de Xadrez. Ele pratica o esporte desde 1985 e já foi duas vezes campeão paranaense absoluto, em 2014 e 2019.
“O xadrez é uma parte significativa da minha vida. Comecei a jogar aos 15 anos e só parei quando precisei me dedicar a outra atividade. Mas hoje jogo de quatro a cinco vezes por semana”, confessa o enxadrista, que atua como professor do Clube de Xadrez da AML e como professor particular, além de participar de torneios pelo Brasil inteiro.
No clube, ele é responsável por ensinar os alunos do nível intermediário. “Minhas aulas são para quem já sabe xadrez. Nas aulas, trabalho com base nos grandes mestres do passado e também as etapas do jogo, como abertura, meio do jogo e final.”
“Para jogar xadrez basta querer. Todo mundo pode aprender”, convida Carlos, que tem como seu maior ídolo no esporte o enxadrista russo Mikhail Tal.
Hercílio reforça que o aprendizado de xadrez é indicado para crianças a partir dos 8 anos, mas “todo mundo pode aprender xadrez”. “Na Ucrânia, havia uma escola que recrutava alunos a partir dos 4 anos, então, é possível começar com qualquer idade”, diz o coordenador, destacando que para os idosos, a prática do xadrez é uma ótima maneira de manter a mente ativa e evitar doenças degenerativas.
Hoje o xadrez é praticado por todos os gêneros, mas já foi um ambiente muito mais masculino. “A popularização do esporte nas escolas equilibrou isso e já tem torneio misto. Em campeonatos da categoria absoluto, por exemplo, homens e mulheres competem entre si”, conta o professor Carlos Martins.

Leia também: Cresce associação de jovens médicos e acadêmicos à AML
Clube de Xadrez da AML
Em 2023, Hercílio organizou um curso de xadrez para a Unimed de Londrina, do qual participaram médicos e seus familiares e colaboradores. Naquele ano, o presidente da Unimed, Dr. Celso Fernandes, foi o vencedor do torneio e os dez primeiros classificados receberam uma inscrição para jogar o campeonato Memorial Hercílio Ermel. Um deles foi o urologista Dr. Frederico Fraga, diretor do Departamento de Urologia da AML.
“Dr. Fred participou e foi muito bem e ficou entusiasmado para trazer o xadrez para AML Cultural, como forma de reativar o Clube Xadrez da AML”, lembra o coordenador.

Em 2024, o clube foi reativado, com aulas às segundas, para iniciantes, e às quartas, para o nível intermediário, sempre das 19h às 20h. Este ano, os horários seguem os mesmos e os professores serão Caio César Malassise, para os iniciantes, e Carlos Martins, para o nível intermediário.
Associados da AML têm desconto na mensalidade, que custa R$ 80. Para os médicos, as aulas saem por apenas R$ 50.
Para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo:
Clube de Xadrez da AML Cultural
Por Comunicação AML – Infinita Escrita