AML é parceira em mais uma edição do Health Connect Summit

Evento incentiva a interação entre os atores da saúde e tecnologia no Brasil e acontecerá em Londrina nos dias 5 e 6 de agosto

Londrina sedia mais uma edição do Health Connect Summit (HCS) nos dias 5 (segunda) e 6 (terça) de agosto, no auditório do Aurora Shopping. O evento gratuito é realizado pelo Polo de Saúde de Londrina e Sebrae/PR, em parceria com a governança Saúde Londrina União Setorial (Salus), que conta com a participação da AML, e o Arranjo Londrinense das Indústrias de Saúde (Alis).

O HCS visa incentivar a interação entre os atores da saúde e tecnologia no Brasil, criando um ambiente propício para fomentar discussões sobre inovação, futuro, tendências, transformação digital, gestão e liderança na área da saúde.

Além de palestras e painéis, o Health Connect Summit contará com uma Feira de Produtos e Serviços do Polo da Saúde de Londrina. A presidente da AML, Dra. Rosana Ceribelli Nechar, fará uma participação especial no painel “Lideranças femininas no setor da saúde”, na terça-feira (6), a partir das 17 horas.

Confira a programação do HCS:

No dia 5 de agosto, a palestra de abertura do médico anestesiologista Cristiano Hahn Englert, fundador da Connext Health, será realizada em parceria com o Comitê de Inovação e Tecnologia em Saúde (CTIS).

O CITS foi criado pela AML para o mapeamento de tendências e cenários nas instituições relacionadas à saúde, promovendo o intercâmbio de ideias e estabelecendo parcerias com instituições de pesquisa, empresas de tecnologia, poder público e universidades. 

O tema da palestra, que começa às 14 horas, será “Inovação, empreendedorismo e novas tecnologias na saúde: como avaliar oportunidades no mundo atual?”. 

Ainda na segunda-feira, às 15 horas, João Santilli, diretor técnico do Laboratório Oswaldo Cruz, vai mediar o painel “Tecnologias digitais e desenvolvimento de produtos no setor da saúde”, que irá debater os seguintes temas:

  • “Evolução das plataformas digitais em telecardiologia e teleradiologia”, com o médico cardiologista associado da AML Antônio Nechar Junior, CEO e diretor médico  da Telcor Telemedicina.
  • “Uma revolução no ensino médico e ciências da saúde”, com o médico Manoel Canesin, co-founder e CO da plataforma de ensino Paciente 360.
  • “Caixa preta da cirurgia: a transparência está chegando”, com Ricardo Mendes Alves Pereira, diretor da RILAP, plataforma de ensino médico e segurança profissional criadora do Life Surgery Box. Pereira é, também, diretor do Centro de Endometriose e Cirurgia Ginecológica do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP).

​A partir das 16h30, o painel “Inovação e fabricação digital na saúde: cases de sucesso”, mediado pela professora Sonia Maria Fabris, docente do Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL/CCS) e coordenadora do Núcleo de Fabricação Digital e Inovação do Hospital Universitário (FAB.I HU/UEL), vai debater:

  • “A impressão 3D na saúde e a redução de custos de cirurgias de alta complexidade”, com Matheus Brum Marques Bianchi Savi, fundador do Laboratório de Manufatura Aditiva e Inovação em Saúde (LabMAIS).
  • “Tecnologias 3D e saúde, perspectivas para a neo industrialização do Brasil”, com Pedro Yoshito Noritomi, chefe da Divisão de Tecnologias para Produção e Saúde do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

No último painel do dia, “Inovação aberta no setor da saúde”, com início às 17h30, o professor Dr. Cristiano Teodoro Russo, head de inovação na Hotmilk PUCPR Londrina, vai mediar as seguintes apresentações:

  • “Harena – o hub de inovação do Hospital de Amor”, com Guilherme Hernandes Garcia Sanchez, head de inovação do Harena – Hospital de Amor.
  • “Eretz.bio – referência em inovação em saúde”, com Ana Paula Forti Pinca, coordenadora de Projetos de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • “O papel do hub de inovação no Grupo Sabin”, com Istvan Camargo, chief innovation officer do Grupo Sabin, head do Skyhub.bio e senior ddvisor do Kortex Ventures.

A programação do Health Connect Summit continua na terça-feira (6) com a seguinte agenda:​

9 horas – Momento Ecossistema: Oportunidades de crescimento da empresa através da conexão com o Polo da Saúde de Londrina

9 horas – Painel: Ecossistema de Inovação de Londrina, com os participantes:

  • Lucio Kamiji – presidente do Conselho Administrativo do Instituto Estação 43.
  • Heverson Feliciano – consultor do Sebrae/PR.
  • João Claudio Santilli – membro fundador da Governança Salus Londrina.
  • Gilmar Machado – consultor, empresário e presidente da Associação Londrinense das Indústrias e Serviços da Saúde (Alis).​

O moderador da conversa será o médico neurocirurgião Luiz Soares Koury, do Centro Neurológico de Londrina.

​​10 horas – Painel: Cases de sucesso do Polo da Saúde de Londrina, com as empresas:

  • Gestão da Inovação como estratégia competitiva – Leonardo Beni, diretor-geral do Grupo Indusbello Company. Idealizador do Induslab – ecossistema de inovação do Grupo Indusbello.
  • 2i – jornada de evolução e crescimento – Renan Montanucci – CEO da 2i Produtos Odontológicos e Médico Hospitalares.
  • Jornada da startup Preveni, nascida em ações do Polo da Saúde de Londrina – Bruno Ullrich Rondem, CEO da Preveni.
  • Case Startup Isha – Renata Candido, CEO da Isha simulador e Isha simulador de Hemodiálise.

O moderador da conversa será Marcos Rogério Fertonani, CEO/ Founder da Blue Rise Health Tech.

​11 horas – Startup Show – Apresentação das startups do Polo da Saúde de Londrina.

13h30 – Políticas públicas e digitalização na saúde (SUS), com o moderador professor Dr. Cristiano Teodoro Russo, head de inovação na Hotmilk PUCPR Londrina, que irá conversar com a assessora de Inovação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Emanuela Rainho, sobre o tema “Ecossistema de inovação e o impacto no SUS”.

14h30 – Simulação realística na Saúde

16 horas – Interface Academia e Mercado promovendo a Inovação no Setor da Saúde, com os participantes:

  • Terapia Car-t – Diana Câmara, diretora da Nicell Pesquisa e Desenvolvimento Científico.
  • Empreendedorismo científico: da bancada para o mercado – Gerson Nakazato, docente associado da Universidade Estadual de Londrina/Centro de Ciências Biológicas/Departamento de Microbiologia​

A moderadora será a diretora do CCS/UEL, Andréa Name Colado Simão.

​17 horas -Lideranças femininas no setor da saúde, com moderação da consultora do Sebrae/PR Liciana Pedroso e as participantes:

  • Ana Paula Cantelmo Luz, superintendente da Irmandade da Santa Casa de Londrina.
  • Vivian Biazon El Reda Feijó, diretora superintendente do Hospital Universitário da UEL.
  • Dra. Rosana Mara Ceribelli Nechar, presidente da Associação Médica de Londrina.​

17 horas – Palestra de Encerramento com o médico anestesiologista Cristiano Hahn Englert.

Para se inscrever no evento, que é gratuito, acesse o formulário de inscrição aqui.

Sobre o Health Connect Summit

O Health Connect Summit (HCS) teve sua primeira edição realizada em 2020, no formato online. O evento contou com mais de 1,2 mil participantes na plataforma e aplicativo. 

Já em sua segunda edição digital, em 2021, o HCS teve como tema central “Tendências, Tecnologias, inovação e o Futuro da área da saúde”. Mais de 13 mil participantes acessaram a plataforma de transmissão do evento. 

Em 2022 e 2023, o evento contou com mais de 300 participantes presencialmente, além de milhares de visualizações no canal do Polo da Saúde de Londrina. 

Em todas as edições, o evento discutiu assuntos estratégicos, voltados a segmentos como indústrias, hospitais, laboratórios, farmácia e odontologia, trazendo as principais temáticas, abordagens e tendências em inovação, tecnologias e futuro do setor da saúde, conectando instituições, empresas, gestores, profissionais, estudantes, pesquisadores e demais interessados. São realizadas anualmente diversas atividades como palestras, painéis temáticos, workshops, atividades para startups, rodada de negócios, dentre outras.

Por Comunicação AML – Infinita Escrita

comunica.aml@aml.com.br

Compartilhe