Café com Ciência: evento científico da AML fortalece a educação continuada

Café com Ciência estreia em abril, reunindo acadêmicos e graduados para troca de informações sobre diferentes temas da Medicina durante um delicioso café da manhã

A educação continuada é muito valorizada pela Associação Médica de Londrina (AML), por isso, uma novidade da diretoria para 2024 será o Café com Ciência, um evento científico que tem como objetivo transmitir conhecimentos sobre variados temas da Medicina, por meio de uma linguagem clara e de fácil entendimento, no ambiente informal e acolhedor de um bom e belo café da manhã.

Outra novidade é que o acadêmico que se inscrever em um módulo do Café com Ciência ganhará gratuitamente a filiação na AML por um período de seis meses, para conhecer as ações da instituição e usufruir dos benefícios de ser um associado.

O Café com Ciência será realizado por módulos temáticos e cada módulo poderá ter diversos encontros, de acordo com o tema ofertado. O evento acontecerá sempre no primeiro sábado de cada mês, pela manhã, na sede da AML.

O primeiro módulo, com o tema “Eletrocardiograma”, excepcionalmente, terá início no dia 20 de abril, das 9h às 11h. As aulas serão coordenadas pelos médicos cardiologistas associados Dr. Antonio Nechar Junior e Dra. Fabiana Ceribelli Nechar

A introdução ao curso de ECG terá a participação da palestrante Dra. Luciane Cazarin, que é médica cardiologista e intensivista. Ela vai abordar:

  • História do eletrocardiograma;
  • Sistematização da leitura do ECG;
  • Eletrocardiograma normal.

“O que pretendemos com o Café com Ciência nesse primeiro modulo é focar no exame de  eletrocardiograma. A primeira aula, será ministrada pela Dra. Luciane Cazarin com introdução ao exame e noções básicas. Avançaremos em seguida para as alterações mais comuns como: isquemia, taquiarritmias, bradiarritmias e distúrbios eletrolíticos nas aulas posteriores, ministradas por mim e pelo Dr. Antonio Nechar, arritmologista”, explica a Dra. Fabiana Nechar, uma das coordenadores do módulo.

Segundo ela, “a ideia do tema ‘Eletrocardiograma’ surgiu da necessidade que eu vejo dos estudantes de medicina em ter mais profundidade no assunto, focado para a prática clínica. Também fica o convite para os colegas médicos que desejem deixar ainda mais simples a interpretação desse exame tão importante”.

Os demais encontros do primeiro módulo serão nos dias 4 de maio, 1 de junho e 6 de julho, das 9h às 11h, sempre com a programação de café da manhã, palestra e perguntas e respostas. 

O público-alvo do Café com Ciência da AML será:

  • Acadêmicos de Medicina, independentemente do período de estudo, que desejam ampliar seus conhecimentos nas áreas abordadas;
  • Médicos e residentes, de qualquer especialidade, que desejam relembrar ou atualizar seus conhecimentos nas áreas abordadas.

Médicos associados têm participação gratuita, mas o valor da adesão para acadêmicos e médicos não associados varia de acordo com o número de encontros de cada módulo. 

O módulo inicial sobre eletrocardiograma contará com quatro encontros: os convites custam R$ 50 por encontro, totalizando R$ 200 o módulo completo. Este valor pode ser parcelado em até quatro vezes no cartão de crédito.

Os participantes do Café com Ciência terão direito a receber certificado de participação assinado pelo palestrante de cada unidade e pela presidente da Associação Médica de Londrina, Dra. Rosana Ceribelli Nechar.

Além de aprender com especialistas renomados, o Café com Ciência é um momento de confraternização para estudantes e profissionais que já atuam no mercado trocarem contatos, criarem novos relacionamentos e desfrutarem de um delicioso café da manhã juntos.

Para se inscrever no Café com Ciência, acesse o formulário aqui.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria da AML pelo telefone/WhatsApp (43) 3341-1055 ou pelo e-mail: aml@aml.com.br.

Leia também: Acadêmicos têm 80% de desconto na mensalidade da AML em 2024

Por Comunicação AML – Divulga e Infinita Escrita

comunica.aml@aml.com.br

Compartilhe