Secretaria Municipal da Saúde nega suspeita de coronavírus em Londrina

Na edição da Folha de Londrina desta segunda (03/02), reportagem relata que “uma notícia sobre uma família de Londrina que estaria com suspeita de coronavírus deixou muita gente preocupada nas redes sociais durante o último fim de semana (1 e 2/02). A postagem informava que uma família londrinense voltou recentemente da China e estava sendo monitorada por começar a ter sintomas semelhantes aos do coronavírus.

A reportagem procurou o secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, que existe uma série de critérios definidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Infectologia para poder classificar o caso como suspeito de coronavírus. “Em Londrina, não temos nenhum caso suspeito notificado ao Ministério da Saúde”, afirmou.

De acordo com Machado, realmente uma família de Londrina, que estava em viagem, passou por Hong Kong. “Apenas isso. O que é muito longe de estarem com suspeita de coronavírus”, reforçou. Para o secretário, essas notícias acabam criando um alarme na população sem necessidade. “Nossa equipe fez contato com essa família e prontamente foi descartada a possibilidade de ser classificado sequer como suspeito”, ressaltou.

Caso aconteça da cidade ter alguma suspeita, Machado informa que será preciso seguir o protocolo da OMS e do Ministério da Saúde. Além disso, segundo ele, os hospitais da cidade já estão se adequando para o atendimento. “Em especial, equipamentos de proteção individual e leitos de isolamento”, acrescentou. “Reforço que Londrina não tem casos suspeitos. Não temos motivos para pânico nem alarde”.

Fonte: Folha de Londrina – Ultimas Notícias, em 3/02/2020

Share on whatsapp
Compartilhe