Cartilha ensina sobre prevenção de acidentes na primeira infância

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o conhecimento sobre as fases do desenvolvimento infantil amplia a atenção de pais, familiares, cuidadores e educadores

Para marcar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com Crianças, em 30 de agosto, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um material voltado aos pediatras e às famílias, com foco diferenciado na primeira infância.

Os acidentes são, hoje, considerados eventos não intencionais, mas evitáveis, a partir de medidas de antecipação preventivas. Podem, ainda, gerar lesões físicas ou emocionais, sendo responsáveis por grande número de óbitos e internações hospitalares evitáveis de crianças.

Entre os principais acidentes envolvendo crianças estão: afogamento, queda, queimaduras, aspiração e sufocação, conforme dados da SBP.

O conhecimento sobre as diferentes fases do desenvolvimento infantil permite ampliar a atenção dos pais, familiares, cuidadores e educadores nas condições e atitudes indispensáveis para a prevenção de acidentes na primeira infância.

Para a SBP, o pediatra tem papel fundamental na promoção da segurança e prevenção de acidentes na infância. Por isso, a entidade lançou uma cartilha para orientar os pais e/ou responsáveis, com as etapas do desenvolvimento da criança durante a primeira infância (0 a 6 anos de idade).

O material traz ainda quais as necessidades de proteção dessa faixa etária e os potenciais riscos que podem ser antecipados e prevenidos.

Para fazer o download da cartilha, clique aqui.

Por Comunicação AML – Divulga e Infinita Escrita com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria

comunica.aml@aml.com.br

Compartilhe