O trabalho da Comissão de Ensino e Pesquisa está intenso, com reuniões mensais e ações concretas em prol da pesquisa. Ela é composta por membros das UEL, PUC, Hospital Evangélico, Santa Casa, Hospital do Câncer e IPASS (Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação de Saúde) e tem por meta auxiliar estudantes, professores e médicos a desenvolver projetos de pesquisa.
Denise Sant’Anna Pavan, supervisora do centro de estudos do Hospital Evangélico, faz parte da comissão.
“Temos membros de vários hospitais de Londrina, que têm fortes vínculos com Ensino e Pesquisa e que, em seus respectivos hospitais, participam dos comitês de ética em pesquisa, residências médicas, internatos, residências multiprofissionais e outras atividades ligadas ao ensino e à pesquisa. A convite da AML, estas pessoas compõem um comitê que, por sua vez, pretende colaborar com os estudantes, principalmente da área da medicina, na construção de projetos de pesquisa, artigos e demais etapas da pesquisa”, explica Denise.
O trabalho começou com reuniões nos Centros Acadêmicos e Ligas das mais variadas universidades de Londrina.
“Levando em consideração que a cidade tem uma ‘veia’ acadêmica muito forte, ouvimos as necessidades e anseios da comunidade estudantil da área. Após análises, a comissão está propondo várias ações que certamente contribuirão para robustez das pesquisas acadêmicas. Uma das ações planejadas é a de, através da AML, ofertar suporte textual e midiático para sanar ou mitigar dúvidas existentes”, pontua.
Neste momento, ela antecipa que estão sendo elaborados vídeos orientadores, além de estrutura administrativa para atendimento dos estudantes e médicos. “Vem coisa boa por aí”, antecipa.