Repertório contará com músicas da MPB, arranjos para coro e canções de Natal
Para coroar um ano de muitas conquistas, o Coral AML Cultural se apresentará na abertura do I Festival AML Cultural, que acontece em Londrina, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, na Sede Histórica da Associação Médica de Londrina, na região central. A apresentação será na quinta-feira (30/11) e começará às 20 horas, sob a regência da pianista Paloma Scucuglia.
No repertório, MPB, músicas para coro e canções de Natal. Ao todo, irão participar da apresentação 25 cantores que se preparam por cinco meses.
Na opinião da regente, 2023 foi um divisor de águas para o Coral AML: “Posso dizer que nos tornamos realmente um Coro, com letra maiúscula. O primeiro ano, 2022, foi de iniciação para a maioria, de descobrir a voz, desenvolver o ouvido musical”.
“Neste segundo ano, conseguimos, de fato, entrar no universo coral, entender como cada grupo de vozes – sopranos, contraltos, tenores e baixos – se organiza dentro do grupo maior”, avalia Paloma, destacando que hoje, os cantores já têm condições de realizar obras do repertório coral de um nível de dificuldade bastante considerável e com qualidade.
“Sem falar na grande camaradagem que se desenvolve quando pessoas se juntam para realizar uma atividade tão prazerosa quanto cantar. É um grupo extremamente comprometido, que leva a sério, estuda em casa. Uma alegria e um privilégio para mim”, resume a regente.
Ela lembra que o grupo se formou há cerca de um ano e meio e já conta com 40 integrantes. O repertório dos ensaios é escolhido seguindo o perfil do grupo, tanto no gosto musical, quanto na capacidade técnica. A rotina de ensaios do Coral AML é semanal e os encontros duram, em média, uma hora e meia.
Para participar do Coral AML, é preciso entrar em contato com a regente, que avalia se há vaga para o tipo de voz do interessado. “Há uma taxa mensal, que difere um pouco entre associados ou não associados da AML”, reforça a pianista.
‘Prazer em ser tenor’
O cirurgião vascular Dr. Carlos Alberto Morselli Diniz é associado da AML e participa do Coral AML desde o início dos encontros musicais. “Estamos indo para a quarta apresentação, duas apresentações por ano. E, por muito tempo, eu fui o único homem entre as mulheres do coral, no timbre de voz de tenor. E assim foi por um bom tempo, até que entraram mais alguns colegas. Hoje nós somos, fixos, quatro cantores: são três baixos e eu como tenor”, detalha.
Nesta apresentação do festival, o coral terá o auxílio do professor de técnica vocal, que também é tenor. “Ele vai participar pela segunda vez com a gente, dando uma força, para eu não ficar sozinho na parte de tenor.”
O Dr. Carlos Alberto sempre gostou de música, mas nunca se imaginou cantando, ainda mais em um coral. “A coisa foi acontecendo de uma maneira bastante normal, não foi nada muito bem pensado, nada disso. Mas gosto muito, é muito bom estar lá, pela companhia. A gente acaba fazendo novas amizades.”
“A Paloma é uma excelente maestrina. E é muito bom cantar porque a gente esquece dos outros problemas, das outras coisas e a gente acaba se sentindo muito bem”, confessa o médico tenor, que encontrou a música de um jeito bem inusitado.
“Alguns anos atrás, reclamei com a minha esposa que quando eu falava de costas para ela, ela não me ouvia. Aí eu pedi, olha, Mariana, você precisa fazer uma audiometria porque você não está me ouvindo. Ela fez e a audição dela era 100%. Então, ela me disse, quem está com problema é você. Você fala baixo, para dentro e precisa resolver isso aí.”
“Eu fiz uma consulta com uma fonoaudióloga, que é amiga da gente, e ela também é musicista. E por ela ser musicista, ela acabou começando a promover alguns cursos de canto e eu acabei participando. Por cerca de sete meses eu fiz curso com ela e aquilo me desenvolveu uma vontade de cantar”, conta o médico, que começou a cantar no grupo de louvor da igreja. “Aí fiquei sabendo do coral da AML e tive a vontade de participar.”
Cantando vários gêneros “para treinar”, o Dr. Carlos Alberto gosta mesmo é de cantar MPB e músicas do tenor italiano Andrea Bocelli. “Tanto é que ele vai participar de um concerto em São Paulo no ano que vem e eu vou estar lá. Na primeira apresentação do nosso coral, eu tive um solo dele, da música Con Te Partirò”, conta o médico, que diz sentir muito prazer em fazer algo que não tem nada a ver com a Medicina.
Confira a apresentação do médico neste vídeo:
Foto em destaque: Divulgação
Leia mais: Sarau de Inverno do Coral AML combinará MPB e músicas para coro – Associação Médica de Londrina
I Festival AML Cultural
Show com o Coral AML
Quando: 30/11 (quinta-feira)
Hora: 20 horas
Local: AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro)
Entrada: gratuita (de preferência, reservar pelo WhatsApp (43) 3066-1313
Por Comunicação AML – Divulga e Infinita Escrita
comunica.aml@aml.com.br