Cremesp lança livro ‘Ética na Homeopatia’

 

Foto: Freepik

A publicação é digital e gratuita para download no site do Cremesp

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) lançou o livro “Ética em Homeopatia”, fruto de um trabalho coletivo da Câmara Técnica de Homeopatia da entidade. O livro virtual é gratuito e pode ser baixado neste link .

 De acordo com o Cremesp, a  obra tem o objetivo de ser uma utilidade pública a todos os médicos que ainda não conhecem a homeopatia, pois dialoga com as necessidades e expectativas dos profissionais, independentemente de sua área de especialização ou atuação. O livro traz, ainda, informações sobre aspectos históricos, epistemológicos, científicos e éticos da especialidade.

A publicação é de autoria de Flávio Dantas, médico especialista em Homeopatia e Advogado; Marcelo Pustiglione, médico especialista em Homeopatia e Medicina do Trabalho; Paulo Rosenbaum, médico com especialização em Homeopatia e escritor; Plínio José Cavalcante Monteiro, médico pediatra e homeopata, advogado, professor e sommelier; e Renata Lemonica, médica com especialização em Homeopatia.

Com foco especial à realidade do País, “Ética em Homeopatia” traz temas que refletem, por exemplo, a inserção da homeopatia no sistema público de saúde, o ensino da ética médica, direitos e deveres do médico em geral e, em particular, do médico que exerce a prática homeopática.

Entenda a homeopatia 

Logo na introdução, os autores explicam que a homeopatia é mais um instrumento terapêutico a serviço da profissão médica, que centra na singularidade do ser humano doente suas ações clínicas, preventivas e curativas, para benefício da população brasileira.

É também uma área especializada do conhecimento médico, praticada entre nós há quase dois séculos, que tem sido progressivamente exposta e pesquisada nos meios acadêmicos. 

A especialidade é uma área distinta na terapêutica médica que se vale de medicamentos preparados conforme farmacotécnica própria, oficialmente aprovada, e aplicados segundo um princípio de cura enunciado há mais de dois mil anos por Hipócrates.  

O livro informa ainda que a homeopatia é um subsistema terapêutico da Medicina que se vale do princípio dos semelhantes para prescrição de medicamentos preparados segundo farmacotécnica própria e capazes de provocar, em seres humanos aparentemente saudáveis, sintomas ou sinais similares aos apresentados pelos doentes.

O médico com formação especializada em homeopatia usa todos os conhecimentos válidos ao seu alcance para beneficiar os doentes, de modo seguro, e, conforme a indicação para o caso, vale-se preferencialmente da terapêutica homeopática adequadamente prescrita, conforme o princípio da semelhança.

Por Comunicação AML – Divulga e Infinita Escrita – com Cremesp

comunica.aml@aml.com.br

Compartilhe