CRM-PR lança aplicativo e cartilha sobre emergências médicas em voos

Como agir em casos de emergências médicas durante voos é a temática abordada na cartilha “Emergências Médicas a Bordo: Como Agir?”, lançada pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em 27 de julho, em Curitiba. Aproximadamente 200 pessoas acompanharam – tanto presencialmente como via transmissão online – o evento, que contou com palestras realizadas pelos autores da publicação, o conselheiro 2º corregedor da autarquia, Dr. José Knopfholz, e os cardiologistas Dra. Camila Hartmann e Dr. Gustavo Lenci Marques.

Durante o evento, foi lançado também o aplicativo “E-books CRM-PR”, cujos primeiros arquivos disponíveis são as cartilhas “Emergências Médicas a Bordo: Como Agir?” e “Conscientização de Segurança” . O aplicativo está disponível gratuitamente para download em aparelhos do sistema Android – acesse AQUI.

Promovido pelo Projeto de Educação Médica Continuada (EMC) do CRM-PR em parceria com a Comissão de Saúde do Médico, a palestra “Dicas do CRM-PR: Emergências Médicas em Pleno Voo – Como Abordar?” apresentou os principais pontos abordados na cartilha, com orientações técnicas específicas para médicos que porventura estejam a bordo de aeronave com passageiro ou tripulante em situação de emergência médica.

“Os profissionais puderam vivenciar atividades interativas e práticas com manequins, com as principais emergências que podem ocorrer a bordo de aeronaves”, explicou o conselheiro José Knopfholz. “Foi um evento transformador; o interesse pelo assunto foi muito grande e pretendemos realizar novos encontros sobre o tema.” Participaram ainda o presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Issamu Yosida e a conselheira 1ª gestora do Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional (DEIQP), Dra. Laura Moeller.

Série “Dicas do CRM-PR” – O CRM-PR irá promover ao longo do segundo semestre uma série de eventos voltados aos cuidados que os médicos podem ter consigo mesmos e, inclusive, com seus familiares, em diversas situações, sejam elas pessoais ou em atividades relacionadas ao trabalho. A participação é aberta à classe médica, estudantes e demais interessados nos temas abordados.No dia 24 de julho, foi apresentado o tema “Conscientização de Segurança” (acesse o vídeo aqui). O próximo evento da série está agendado para o dia 8 de agosto, com o tema “Aposentadoria para Médicos”. Saiba mais sobre como participar online e faça sua inscrição aqui.

Fonte: Portal CRM-PR
Share on whatsapp
Compartilhe