Hospital do Câncer de Londrina recebe Acreditação ONA

Selo atesta a segurança do paciente e a qualidade dos serviços prestados pelo HCL

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O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) recebeu, em março, a Acreditação ONA nível 1. O selo tem como objetivo avaliar a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

O processo para alcançar a acreditação envolveu todos os setores do hospital num trabalho realizado em conjunto pela equipe do HCL. Nos últimos anos, foram grandes os avanços administrativos e estratégicos que impulsionaram, com o apoio da comunidade, o crescimento físico e a modernização do Hospital do Câncer de Londrina.

Em 2017, a instituição atingiu a marca de mais de 42 mil pacientes atendidos, resultando em mais de 800 mil atendimentos realizados durante todo o ano, uma média de mais de 65 mil atendimentos ao mês

Mas o que é a Acreditação ONA?

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma organização não-governamental responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento dos padrões e requisitos de qualidade e segurança aplicáveis a diversos tipos de organizações e serviços de saúde em todo Brasil.

Foi criada em 1999, com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), por meio do acordo de cooperação técnica com a Federação Latino-Americana de Hospitais, que deu origem à primeira publicação sobre o tema Acreditação, direcionada aos países da América Latina e Caribe.

O objetivo era que as instituições de saúde no Brasil adotassem práticas de gestão e assistenciais para a melhoria do cuidado ao paciente. Atualmente, cerca de 80% das instituições acreditadas no País adotam a Metodologia de Acreditação da ONA.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos pela ISQua – International Society for Quality in Health Care (Sociedade Internacional para a Qualidade nos Serviços de Saúde, em tradução livre), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Austrália e Canadá.

A organização atua com três níveis de Acreditação e o Nível 1, recebido pelo HCL, atesta que o hospital cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.

Para obter essa Acreditação, são avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, e realizadas visitas de manutenção durante a vigência do período de Acreditação. O certificado é válido por dois anos.

De 6,8 mil hospitais no Brasil, somente 7% têm o título de Acreditação da ONA.

Para o ginecologista associado da AML dr. José de Oliveira Couto Filho, ex-diretor clínico do HCL e atual coordenador da equipe de ginecologia e mastologia do hospital, a Acreditação implica para o paciente “a certeza de que ele pode contar com todos os serviços que o hospital presta de uma maneira muito segura”.

“São todos serviços controlados por uma auditoria externa, então, não é só uma promessa, é uma certeza, é uma realidade que o centro cirúrgico funciona com todo o pessoal que lá trabalha, dos funcionários, dos enfermeiros, dos atendentes, com uma qualificação profissional”, atesta o médico.

Segundo ele, os profissionais do HCL passam por treinamento constante em suas atividades para que o paciente tenha o melhor serviço, os melhores cuidados durante a sua permanência em sala de cirurgia.

Ele explica, ainda, que a Acreditação ONA atesta que os materiais usados no centro cirúrgico, desde os materiais de esterilização até os aparelhos são cuidados com a mais perfeita técnica, assim como todos os medicamentos de quimioterapia e outras medicações que são aplicados nos pacientes saem da farmácia com a dosagem correta, já feita por um profissional de Farmácia, e com critério.

“Critérios que possibilitem a rastreabilidade, se for necessário, daquele lote de medicamentos para o determinado paciente. E isso tudo codificado com código de barras, de uma maneira que é impossível ou minimiza ao máximo a possibilidade de troca, a possibilidade de dosagem incorreta, coisas desse tipo.”

“Tudo na qualificação de todos os setores do hospital beneficia muito o paciente e ele vai ter um atendimento com uma credibilidade muito grande dele mesmo e da família. Hoje, nós temos um hospital em Londrina que é uma referência nacional e um hospital que tem uma qualificação invejável no tratamento do câncer aqui na nossa região e referência em todas as cidades do Norte do Paraná”, destaca o dr. Couto Filho.

Por Comunicação AML – Divulga e Infinita Escrita

comunica.aml@aml.com.br

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