Associação Médica é integrante da Salus, uma das promotoras do maior evento de tecnologia e saúde do Paraná
A Associação Médica de Londrina (AML), por meio da Salus – Governança em Saúde de Londrina, marcou presença na cerimônia de abertura da sexta edição do Health Connect Summit (HCS), realizada nos dias 13 e 14 de agosto no auditório do Aurora Shopping, em Londrina. Considerado o principal evento de tecnologia e saúde do Paraná, o HCS reúne mentes inovadoras, líderes do setor e novos talentos para debater e cocriar o futuro da saúde no Brasil.
Desde sua criação, o evento tem atuado como um catalisador de conexões e conhecimento, consolidando Londrina como um polo de inovação em saúde. Esta edição já começou com um marco: mais de mil inscritos, recorde histórico de participação.
Salus e Londrina como referência em inovação
O presidente da Salus, João Cláudio Santilli, abriu oficialmente o encontro destacando a satisfação em ver o crescimento do HCS.
“O evento foi organizado com muito carinho e esta é uma edição especial, que rompeu recordes. É sinal de que as pessoas enxergam aqui uma oportunidade real de gerar benefícios para a comunidade. A Salus completou 16 anos e estamos colhendo frutos desse trabalho. Nosso objetivo é que Londrina se torne referência nacional em inovação em saúde.”
Alis reforça força do ecossistema local
O presidente da Associação Londrinense das Indústrias e Serviços de Saúde (Alis), Marcelo Nantes, lembrou que Londrina já sedia o maior evento de inovação internacional do Paraná.
“Isso mostra que a cidade está cada vez mais forte no setor. A Alis veio para somar nesse esforço de promover saúde e desenvolvimento.”
UEL: mudança de paradigmas
Representando a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Andrea Neme, diretora do Centro de Ciências da Saúde, ressaltou a importância da governança em saúde.
“É uma grande honra participar do HCS e agradecemos à Salus por essa oportunidade. A governança de Londrina está cada vez mais ativa. Para a UEL, integrar a Salus e o evento representa uma mudança de paradigmas, uma forma de estarmos mais presentes na sociedade. Em nome da universidade, o nosso muito obrigada.”
UniFil investe em tecnologia e mão de obra qualificada
O reitor da UniFil, Eleazar Ferreira, destacou o papel da instituição na formação de profissionais e no incentivo à inovação. “Temos um Instituto de Ciência e Tecnologia que já investiu quase R$ 1 milhão em tecnologia. Formamos mão de obra qualificada para empresas de tecnologia de Londrina. A cidade reúne o que há de melhor para um município de médio porte, o que atrai empresas e gera desenvolvimento. Vivemos num mundo colaborativo e queremos construir uma cidade cada vez mais saudável.”
Prefeitura vê oportunidade para negócios
Representando o prefeito de Londrina Tiago Amaral, o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, ressaltou o impacto econômico do HCS. “Eventos como este nos permitem aprender, gerar negócios e aproveitar oportunidades para o crescimento da cidade.”
Sebrae destaca papel econômico da saúde
O gerente do Sebrae Norte do Paraná, Rubens Fernandes Negrão, reforçou a importância do setor para a economia local.
“A saúde responde por mais de R$ 14 bilhões em valor adicionado fiscal na cidade e é responsável por alguns dos melhores cursos universitários do país. Quando falamos em inovação, Londrina se destaca ainda mais. Ontem fizemos o planejamento estratégico do Estação 43, ecossistema de inovação que busca transformar a cidade. E por que não transformá-la também por meio da inovação em saúde? O Hackathon da Saúde teve 14 equipes e três finalistas, todos pensando em soluções para o nosso hub.”
Programação internacional e negócios
A programação da 6ª edição inclui palestras internacionais, como a participação de Tobias Zobel, diretor executivo da Digital Health Innovation Platform (d.hip) do Medical Valley, na Alemanha. Ele abriu o Encontro Internacional de Ambientes de Inovação do Setor da Saúde falando sobre “Alemanha e avanços na saúde digital: vantagens da cooperação entre o setor, os provedores de serviços de saúde e as universidades”.
O evento também conta com painéis de hubs de inovação nacionais, talks com líderes de startups de saúde, discussões sobre desafios reais do setor com participação da Salus, gestores públicos e privados, rodada internacional de negócios, exibição de trabalhos científicos e o Hackathon HealthTech. A feira de soluções em saúde conecta quem produz, compra e decide.
A programação completa está disponível no site oficial: www.healthconnectsummit.com.br.