O impacto da pandemia sobre as pesquisas científicas na América Latina, em 18 novembro

Como as pesquisas científicas estão sendo afetadas pela pandemia na América Latina, região que representa 7% da população mundial e conta com 33% das mortes devido à covid-19 no mundo, é tema de um webinar latino-americano gratuito no dia 18 de novembro, às 11 horas (horário de Brasília). A promoção é da  CAS – American Chemical Society, uma organização global de cientistas especializados, tecnólogos e líderes de negócios com uma longa e bem-sucedida história de fornecimento de oportunidades de informações científicas.

O encontro reunirá representantes de pesquisadores, de agências de fomento, da indústria farmacêutica e de organismos internacionais que estudam o avanço da ciência na região para debater os grandes avanços, mas também os importantes desafios de pesquisadores e cientistas latino-americanos que têm trabalhado como nunca contra a Covid-19.
Participam do debateSandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, diretora do CDC (Centro de Desenvolvimento Científico) do Instituto Butantan; Floriano Pesaro, consultor sênior da OEIOrganização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura;  Jerson Lima da Silva, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Dante Alario Junior, presidente da Asociación Latinoamericana de Industrias Farmacéuticas.

Os palestrantes debaterão quais são as barreiras que precisam ser vencidas na América Latina para melhorar e ampliar os investimentos no segmento na região. Vão analisar também quais áreas da pesquisa mais avançaram durante a pandemia e como o conhecimento adquirido pode tornar a comunidade científica mais preparada e resiliente para situações emergenciais como é o caso da Covid-19.

As apresentações serão feitas em português, com tradução simultânea para o espanhol, e a mediação será de Denise Ferreira, gerente regional do CAS no Brasil. A inscrição é gratuita e pode ser feita AQUI.

Share on whatsapp
Compartilhe