Paraná descarta três e monitora dois casos suspeitos de COVID-19, na tarde de 28/2

Na tarde de sexta-feira, 28 de fevereiro, a secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) descartou três casos suspeitos de COVID-19, a doença causada pelo Coronavírus, mas dois outros ainda estão em investigação. Em todos os cinco casos suspeitos, os pacientes passaram por unidades de saúde após retornarem de viagens a outros países. 

Dos três casos descartados no Paraná, a Sesa informou que o resultado dos exames da paciente que foi notificada por Ponta Grossa indicou Rinovírus. A paciente de São José dos Pinhais teve resultado positivo para Influenza B. E, no caso de Campo Largo, o resultado apontou Influenza H3N2.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba divulgou, também no final da tarde desta sexta-feira (28), que investiga quatro casos suspeitos de COVID-19, sendo que dois deles são novos. As quatro pessoas viajaram por regiões da Itália, país com grande circulação da doença, entre a última semana de janeiro e segunda quinzena de fevereiro.

Os dois primeiros pacientes são um casal – um homem de 30 anos e uma mulher de 25 anos. Ambos estão em isolamento domiciliar voluntário. O terceiro caso é um homem de 42 anos que apresentava, inicialmente, sinais de resfriado leve, tosse e coriza. Houve piora dos sintomas, com febre e dificuldade para respirar, e ele buscou um hospital da rede privada, onde permanece internado em quarto isolado para tratamento por infecção pulmonar. O quadro de saúde do paciente é estável.

O último caso é o de um homem de 41 anos que apresentou sintomas semelhantes a uma gripe, com febre, tosse, coriza. O caso foi atendido no ambulatório de saúde da empresa onde ele trabalha. Após avaliação, ele foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar voluntário.
Em todos os casos suspeitos houve coleta de amostras para exames laboratoriais. Os materiais coletados foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e a secretaria aguarda os resultados.

No total, o Paraná teve nove notificações de pacientes para a Covid-19 até esta sexta-feira (28). Um deles foi excluído, seis descartados e outros dois seguem em investigação.

Leia também – Novo coronavírus: “mais casos vão surgir no país e isso já era esperado”, sinaliza médico infectologista Jaime Rocha

Fonte: Portal Saúde Debate

Share on whatsapp
Compartilhe