PREVENÇÃO E ALERTA

Prevenção primária (redução de fatores de risco) e detecção precoce são os eixos principais da campanha Outubro Rosa 2019 que tem como tema “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”.

Sem causa única e com diversos agentes relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. E, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, para 2019 foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em todo o país.

Em razão da (constante e elevada) estimativa, as campanhas de prevenção e de alerta à população feminina – intensificadas em outubro de cada ano devido ao calendário nacional e internacional – devem, de acordo com o Inca, fazer parte do dia-a-dia dos gestores e profissionais da saúde – seja promovendo a “estratégia de conscientização” em consultórios médicos, clínicas e hospitais públicos ou privados, ou em unidades de saúde.

No Paraná, campanha lançada no primeiro dia do mês pela secretaria da Saúde tem como meta alcançar cerca de 3 milhões de mulheres de todo o Estado. Intitulada “Paraná Rosa”, a campanha passará por 43 municípios, promovendo ações de incentivo e cuidado com a saúde da mulher. Serão ofertadas a coleta de exames de colo de útero, agendamentos de mamografia, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, vacinas e diversas atividades, como palestras de profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física. O objetivo é promover a autoestima da mulher. Além disso, as unidades móveis de atendimento itinerante à mulher em situação de violência, mais conhecidas como Ônibus Lilás, levarão orientações sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher e assistência social.

Em Londrina, além das diversas ações realizadas em parceria ou com o apoio das secretarias da Mulher e da Saúde em UBSs, Centros Comunitários, órgãos públicos municipais e entidades de classe ao longo de todo o mês de outubro, também diversas clínicas particulares incentivam a realização da mamografia, promovendo mutirões para a realização destes exames que são básicos tanto para a prevenção como para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

Share on whatsapp
Compartilhe